quinta-feira, 22 de outubro de 2015

QUANDO A RESPOSTA É NÃO

Ontem recebi um NÃO!!! Bem grande e bem claro! kkkk

Mas e quando a resposta é não???

Ninguém gosta do NÃO. O bebê com poucos meses de vida, já identifica o NÃO e definitivamente passa a não simpatizar com ele. A criança testa todas as formas possíveis de driblar o NÃO. Os adultos não aceitam NÃO como resposta e dão um "jeitinho" de conseguir o que querem, mesmo que por outros meios. Enfim...o não quase nunca é respeitado e sempre mal visto. Mas as vezes a resposta é NÃO ué! E aí?

Acho que desenvolvi uma fórmula simples e sem segredo de lidar com o NÃO. E isso me ajuda a viver em paz, a não reclamar e a ser feliz em qualquer situação. Eu entendo, que quando fazemos uma pergunta a alguém, corremos o risco de ouvir um NÃO, assim como podemos ouvir o SIM. E tudo bem. A pessoa tem direito de dizer não, assim como eu tenho.
Afinal qual o problema de se ouvir um não? A vida continua e as oportunidades não se apagam diante de um não. Não existe um único caminho, uma única fórmula, um único momento.

Quando pergunto ao meu marido:_ Você pode levar o lixo? E ele responde:_ Agora não, estou cansando. Mais tarde. Eu sabia que poderia ouvir o não. E tudo bem. Fico chateada, gostaria de ajuda, mas eu sabia que poderia ouvir um não. Aí tenho duas alternativas. Faço disso um problema, faço bico, discuto com ele e estrago o dia. Afinal custa dizer sim? Ou, eu posso respirar fundo, levar o lixo e alcançar meu objetivo sem estragar o dia. Com certeza mais tarde, embora não tenha mais lixo, ele irá contribuir com alguma coisa que eu nem esperava. Teremos um dia tranquilo e sem stress.

Outras vezes o NÃO vem de Deus. Sei que a maioria das pessoas sequer ouvem o NÃO de Deus. Deus só é maneiro quando diz SIM. Se diz NÃO, então decidimos que a opinião Dele não é importante ou que determinado assunto só diz respeito a mim mesma, não tem nada a ver com Deus.

Por mais estranho que pareça para a maioria, minha vida e minhas decisões, por menores que sejam, estão sempre submetidas a vontade de Deus. Ontem Ele disse NÃO. Assim mesmo, bem grande e bem claro. Eu queria ouvir o sim...mas veio um NÃO. Não é o fim do mundo. Ele sabe todas as coisas e sempre tem o melhor pra mim. Quando olho pra trás e vejo todos os "NÃO'S", não me arrependo de ter obedecido nenhum deles. Porque os "SIM'S" que vieram depois, foram sempre melhores, maiores e mais surpreendentes do que eu poderia desejar ou imaginar. Na minha vida de "pobre" (kkkkk) NADA me faltou. Quando digo pobre, quero dizer que nunca tive dinheiro sobrando, pra comprar coisas fúteis, fazer viagens caras ou mesmo baratas, comprar sapatos além do que meus pés podem usar. É nesse sentido. Mas vou dizer (embora não saiba explicar), que não me faltou as coisas fúteis (sempre necessárias...kkk), nem as viagens caras, nem os sapatos. Não me faltou a oportunidade de fazer as festinhas do Lucca, ou bancar um churrasco pra rever amigos ou juntar amigos. Não me faltou a oportunidade de ajudar quem precisa. Sempre é possível ajudar, sempre tem um jeito. E eu atribuo todos esses "presentes" a arte de aprender a ouvir NÃO e OBEDECER.

A sociedade te impele a fazer o contrário. "Não aceite não como resposta", "Não desista dos seus sonhos", "Lute com todas as suas forças". Enfim. Não acho nenhuma delas errada, só acho que cada caso é um caso. Saber ouvir NÃO, também te ajuda a crescer, a criar, a ficar mais forte. Saber ouvir NÃO, pode ser o caminho mais curto para o SIM  perfeito!

Vou dizer: EU SEI ESTAR FELIZ EM QUALQUER SITUAÇÃO. Mesmo se estiver triste, sei que é apenas um momento e que o melhor de Deus está por vir. E vou receber esse melhor, sem dúvida nenhuma, antes do que imagino. E terei um coração grato e leve!

"Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece."

Filipenses 4:11-13



Nenhum comentário:

Postar um comentário